top of page
  • Foto do escritorAntônio Sales

Vivência Mestre Russo de Caxias


"A Capoeira é aquilo que o momento determina"

- Mestre Russo


No dia 17 de maio de 2023, a Desperta Capacidade teve a honra de receber Mestre Russo de Caxias, um dos maiores zeladores da atualidade da arte Capoeira e da cultura popular brasileira. Durante a sua visita, esta figura incontornável da Capoeira, proporcionou-nos momentos de aprendizagem únicos.

Jonas Rabelo, conhecido como Mestre Russo de Caxias, iniciou-se na Capoeira em 1968. Em 1972, foi apresentado ao Mestre Barbosa, com quem treinou até 1975.

Entretanto, em junho de 1973, um grupo de amigos capoeiristas organizou uma roda em uma festa na comunidade da Igreja Católica Santo Antônio. Após esta roda “inaugural”, decidiram mantê-la todos os fins de semana, na praça do Pacificador (Caxias/RJ). Surgia então a Roda de Caxias. Mestre Russo foi durante vários anos o Zelador da Roda de Caxias, preservando a tradição, a ética e os fundamentos dessa que é uma das mais tradicionais rodas de rua do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mundo. Durante este período participou no documentário "O Zelador", dirigido por Daren Bartlett.

Mais recentemente, Mestre Russo escreveu “Capoeiragem – Expressões da Roda Livre”, um livro misto de autobiografia e história da Roda.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Smile Tour

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page