Grupo-Muzenza-Capoeira-Logo.png

A MUZENZA

O Grupo Muzenza de Capoeira, foi fundado em 5 de maio de 1972, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como seu fundador, Paulo Sérgio da Silva (Mestre Paulão), oriundo do grupo Capoarte de Obaluaê, do Mestre Mintirinha (Luís Américo da Silva).

Em outubro de 1975, chega a Curitiba – Paraná – Mestre Burguês (Antônio Carlos de Menezes), que depois de lecionar nos bairros do Méier e Madureira, no Rio de Janeiro, decide fundar mais um núcleo do Grupo Muzenza no Sul do Brasil, implantando e desenvolvendo uma metodologia e uma filosofia própria, voltada para as raízes da capoeira, tendo introduzido essa modalidade em clubes, quartéis, escolas, academias, comunidades carentes e comunidades negras.

O Grupo está presente em 26 estados brasileiros, e 47 países, sempre em busca dos fundamentos e das raízes da capoeira através de muita pesquisa.

Desde 1975, o Grupo passou a ser presidido pelo Mestre Burguês.


O Grupo Muzenza tem como Objetivo Direto, difundir a capoeira como filosofia principal de seu trabalho, seja procurando o desenvolvimento do nível técnico, teórico e didático-pedagógico da capoeira como arte, luta, cultura, profissão e filosofia de vida; procurando resgatar a valorização dos verdadeiros Mestres velhos, como representantes autênticos da manifestação cultural genuinamente brasileira.

Tem ainda o bjetivo de contribuir para a formação de novos profissionais da capoeira, baseado no respeito, disciplina, socialização, e na liberdade de poder se expressar como cidadão na sociedade.
Procurando o engrandecimento do caráter, dignidade e valorização pessoal. 
O Grupo Muzenza procura transmitir aos seus seguidores a capoeira como arte-luta e manifestação de um povo que se expressa através da liberdade e tradições.