107802382_2691148197877024_3065149197333

QUEM SOMOS

"Ninguém pode mostrar tudo o que tem às entregas e revelações. Têm que ser feito aos poucos. Isso serve na capoeira, na família e na vida. Há momentos em que não podem ser divididos com ninguém e nestes momentos existem segredos que não podem ser contados a todas as pessoas" (Mestre Pastinha)

Somos representantes do grupo Muzenza de capoeira.  Sediados em Coimbra trabalhamos e difundimos a capoeira em toda a região centro de Portugal.

O nosso grupo conta já com mais de 16 anos de ensino da modalidade em Portugal, com vários pontos de ensino desde Aveiro, Figueira da foz, Pampilhosa do Botão, Coimbra e Marinha Grande.

O nosso compromisso é o ensino da capoeira contemporânea, uma corrente mais atual que também aborda seguimentos da capoeira angola e da capoeira regional, bem como de outras manifestações culturais associadas com a capoeira, nomeadamente samba de roda, maculelê e puxada de rede.

Nas aulas são desenvolvidas as várias capacidades físicas da capoeira, desde a coordenação, o equilíbrio, golpes e defesas, reflexos e elasticidade.
Os praticantes têm também a oportunidade de aprender a tocar todos os instrumentos musicais tradicionais da capoeira: berimbau, atabaque, pandeiro, agogô.

Dinamizamos vários momentos de roda quer para treino das competências individuais do jogo, quer como formalismo e tradição da capoeira. Também promovemos a participação voluntária em eventos de outros grupos e campeonatos.

A capoeira é para todos: os treinos são adaptados às diferentes faixas etárias (a partir dos 4 anos) e tendo em conta a condição física dos praticantes para que todos possam evoluir ao seu ritmo.

Atualmente estamos vinculados à Federação Portuguesa de Capoeira e somos promovidos pela Associação Desperta Capacidade.